Aos 37 anos, o vereador Ramon Aranha (União Brasil) vem se destacando como uma das principais lideranças políticas de Goiana, na Região Metropolitana do Recife. Tendo obtido 2.008 votos na última eleição, sendo o quarto vereador mais votado, Ramon segue consolidando seu nome entre os jovens políticos mais promissores de Pernambuco, com uma atuação que alia firmeza, diálogo e compromisso com as causas sociais.
Natural da cidade e em seu segundo mandato parlamentar, Ramon assumiu interinamente a presidência da Câmara Municipal de Goiana em janeiro deste ano, após a vacância temporária deixada por Eduardo Batista, presidente eleito da Casa que assumiu a Prefeitura interinamente.
Desde então, Ramon tem demonstrado habilidade política e equilíbrio na condução da Casa José Pinto de Abreu, em um dos momentos mais tensos da política local: a realização da eleição suplementar para prefeito, marcada para o próximo dia 4 de maio.
Com sessões intensas e galerias lotadas, o presidente interino tem atuado para garantir a estabilidade institucional do Legislativo, pacificando ânimos e conduzindo votações importantes, sempre respeitando o Regimento Interno e a Lei Orgânica Municipal.
Prova de sua capacidade de articulação foi a aprovação do reajuste salarial de 10% para todos os servidores municipais, além de manter o diálogo aberto tanto com vereadores da base quanto da oposição, sendo respeitado por ambos os lados. Sua atuação lhe rendeu o apoio unânime dos colegas parlamentares para a presidência da Câmara no biênio 2027-2028, cuja eleição antecipada ocorreu no último dia 26 de março.
A eleição da nova Mesa Diretora seguiu rigorosamente o Regimento Interno da Casa e a Lei Orgânica do Município. Ramon Aranha foi eleito por aclamação, com os votos dos 13 vereadores presentes à sessão solene.
Trajetória pública e bandeiras sociais
Antes de ingressar na vida legislativa, Ramon Aranha atuou como conselheiro tutelar entre 2008 e 2012 e foi secretário de trânsito de Goiana nos anos de 2016 a 2020. Já na Câmara Municipal de Goiana, destacou-se por pautas ligadas à causa animal e à proteção das mulheres.
Estudante de veterinária, criou o Castramóvel, projeto pioneiro que oferece ações mensais de castração gratuita de cães e gatos, atendendo dezenas de animais em cada ação realizada. Também é autor da lei que proíbe a nomeação de agressores de mulheres condenados para cargos públicos na cidade.
Diante de tudo o que vem acontecendo, Ramon Aranha se mostra preparado para os desafios políticos da cidade, atendendo assim, aos anseios da população que desejam um Legislativo forte e independente.

